Lista Negra Bancária
ou Registrato

Você não consegue crédito por estar com o nome na “Lista Negra” ou “Lista proibida” dos bancos?

Conte para gente o seu caso e encontraremos um advogado online para resolver o seu problema

100% online. Sem compromisso.

* Nosso atendimento é feito via WhatsApp, 100% online

Como funciona?

1. Conte o problema

Você fala com os nossos atendentes via WhatsApp, dando detalhes do seu problema sem custo algum.

2. Nós analisamos

Nosso time analisa o seu caso sem compromisso e encaminha para o melhor advogado em nossa base.

3. Negocie

Você fala com o advogado e negocia um plano que funciona para vocês dois. Deu jogo? É só contratar.

Como sair da lista negra dos bancos?

1. O que é a lista negra dos bancos?

A lista negra dos bancos é um termo popularmente utilizado para se referir ao Extrato do Registro de Informações do Banco Central, também conhecido como Registrato. O Registrato é um sistema mantido pelo Banco Central do Brasil que armazena informações sobre operações de crédito dos clientes bancários.

O Registrato é alimentado pelas instituições financeiras, as quais têm a obrigação de atualizar os dados de seus clientes junto ao Banco Central. Ele se divide em dois cadastros: o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS) e o Sistema de Informações de Crédito (SCR).

O CCS mostra todos os bancos que você tem algum vínculo, como conta corrente e poupança. Já o SCR apresenta informações referentes a todos os empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito que você obteve em instituições financeiras no valor igual ou acima de R$200,00.

É importante saber que os bancos mantêm no SCR as informações sobre as dívidas já quitadas integralmente e isso é um procedimento ilícito. Assim, o Sistema de Informação de Crédito é uma ferramenta utilizada pelos bancos para consultar seu histórico financeiro quando você vai até a agência pedir crédito. É a partir dele que o banco decide se libera crédito ou não.

A inclusão na lista negra pode ocorrer quando o cliente não paga suas dívidas em dia ou quando há suspeita de fraude. Quando isso acontece, o cliente pode ter dificuldades em obter crédito nas instituições financeiras mesmo estando com o “nome limpo” na praça.

2. Como saber se você está na lista negra dos bancos?

Muitas vezes, os clientes não sabem que estão na lista negra dos bancos até que tentam obter crédito. Para descobrir se você está na lista negra dos bancos, é possível fazer uma consulta diretamente ao Registrato.

Todas as instituições bancárias são obrigadas a fornecer acesso ao Registrato do Banco Central. O acesso é um tanto trabalhoso, mas pode ser feito a qualquer momento. Ele fica mais fácil se você tem um certificado A3, que comprova sua identidade de maneira mais rápida e você consegue identificar mais facilmente se está na chamada lista negra.

O primeiro passo é acessar o aplicativo do seu banco e procurar pela aba Registrato Banco Central. Ao clicar na aba, será preciso preencher um cadastro com seu nome, CPF e assinatura eletrônica para liberar o PIN de acesso. Após validar o PIN, você será direcionado para o site do Banco Central, onde deverá fazer o credenciamento registrando os dados solicitados e pronto, é só realizar a consulta.

3. Como sair da lista negra dos bancos?

Para sair da lista negra dos bancos, a única forma é pagando todas as cobranças que constam em seu nome, inclusive as que já prescreveram. Apenas assim, a instituição financeira irá retirar os dados relacionados a essas pendências do SCR.

O primeiro passo é descobrir quais são as dívidas em aberto, pela consulta ao Registrato.

Após descobrir quais são as dívidas em aberto, é importante entrar em contato com a instituição financeira e negociar o pagamento das dívidas. É possível negociar descontos e parcelamentos para facilitar o pagamento.

Após realizar o pagamento das dívidas, é importante consultar novamente o Registrato para verificar se seu nome foi retirado da lista negra. O prazo para sair da lista negra é de 5 dias após quitar todas as dívidas.

4. Como buscar indenização por danos morais em casos de inclusão indevida na lista negra?

Em alguns casos, a inclusão indevida na lista negra pode causar danos morais aos clientes. O dano moral é um prejuízo que não pode ser mensurado em dinheiro, mas que afeta a honra, a imagem e a dignidade da pessoa.

A inclusão indevida na lista negra pode ocorrer quando o cliente não paga suas dívidas em dia ou quando há suspeita de fraude. Quando isso acontece, o cliente pode ter dificuldades em obter crédito nas instituições financeiras mesmo estando com o “nome limpo” na praça.

Para buscar indenização por danos morais em casos de inclusão indevida na lista negra, é necessário comprovar que houve erro por parte da instituição financeira e que esse erro causou prejuízos à vítima.

O primeiro passo é procurar um advogado especializado em Direito Bancário para avaliar o caso e verificar se há elementos suficientes para ingressar com uma ação judicial.

Caso seja comprovada a inclusão indevida na lista negra, é possível buscar indenização por danos morais. O valor da indenização varia de acordo com cada caso e deve ser proporcional ao prejuízo sofrido pela vítima.

ENCONTRE UM ADVOGADO PARA O SEU CASO

Aqui no HubJur você conta o seu problema e encontra um especialista para te ajudar. Simples. Fácil.

QUERO ENVIAR O MEU PROBLEMA

Conecte-se
com o HubJur